Páginas

10 concelhos de vida para adolecentes...

não sou feita de pedra, então posso desmoronar a qualquer momento..
para que não aconteça isso com vocês...

1) Não adianta chorar na vida. Por mais que sua história seja difícil, quanto maior o desafio maior será a glória e o sentimento de prazer ao vencê-lo. Abandone as fraldas de uma vez por todas e tenha paciência em fases ruins: elas sempre passam. A sua também vai passar.
2) Não se sinta pressionado a seguir a carreira dos teus pais ou desmotivado caso eles não sejam ninguém na vida ou não sejam inspiradores. Preocupe-se com o seu legado, com o seu nome. Lembre-se, você tem na sua vida a chance de quebrar a corrente e marcar seu nome na história da família como alguém inspirador e vencedor. Faça isso.
3) Vá trabalhar, provar seu valor, vá estudar também pois ninguém dá nada de graça. Faça um curso que dê um bom retorno financeiro. Dinheiro move o mundo e pode nos dar dignidade e sustento, portanto ele deve ser um dos seus objetivos. O que dá energia é a motivação, e você só vai conseguir ficar motivado se mudar sua rotina, por isso a academia pode lhe ajudar, te dá mais confiança, mais conhecimento sobre teu corpo e mais estima que também é importante.
4) Ficar confuso na adolescência é normal. É a fase de maturação humana onde tudo muda muito depressa. Lembre-se, você só vai saber para onde deve ir se descobrir quem você é. E para descobrir o seu potencial, é necessário ampliar suas atividades. Não fique com o rabo colado na cadeira lendo timeline de Facebook e curtindo fotos de vadias e postagens dos seus amigos imbecis o dia todo. Aprenda um instrumento musical, preencha todo o seu tempo com atividades novas e que você gosta, experimente jogos novos. Sempre que você se sentir confuso, lembre-se: é sua mente lhe desafiando a conhecê-la melhor. Busque isso.
5) Você precisa aprender a vencer o medo. Na vida fazemos muita merda, somos menosprezados por outros e fracassamos em muitas coisas porque nós mesmos nos limitamos psicologicamente. Não tenha medo de provas, de vestibulares, de desafios gerais. Faça e encare o resultado. Não procrastine deveres. O negócio é evoluir e batalhar pra não chegar aos 60 anos cheio de arrependimentos. Chegar aos 60 podendo falar “eu tentei” é muito melhor do que “eu poderia ter tentado”.
6) Não seja um adolescente arrogante e rebeldinho bundão de quarto. Você não é ninguém ainda, seja humilde e reconheça isso. Saiba respeitar os mais velhos, eles possuem um valioso conhecimento de vida que pode lhe servir como atalho para seus objetivos. Por outro lado, tome cuidado: até mesmo os canalhas envelhecem.
7) Não fique triste com problemas, reclamando da vida e achando que só você foi “premiado” quando uma merda acontece. É resolvendo problemas que você vai adquirir confiança e moldar sua personalidade. Conforme for vencendo pequenas dificuldades e tendo prazer nessas realizações, você irá encontrar motivação para vencer desafios ainda maiores. A superproteção dos filhos é um dos maiores erros dos pais, portanto não culpe seus pais pelos seus problemas. Não espere que eles resolvam, peça orientação de como você mesmo pode resolver.
8) Não tenha medo de perder pois todo mundo perde. Ninguém é 100% feliz, não acredite em aparências e fotos felizes de Facebook. A inveja é uma âncora que sempre vai lhe manter preso a falsas expectativas se você permitir. Esqueça a vida de seus amiguinhos: explore a sua própria vida.
9) Não tenha medo de falar o que pensa. Respeitar não significa se calar. A visão romântica do mundo limita o homem, o faz ter falsas expectativas, o faz acreditar que mulheres são dóceis e inquestionáveis e que problemas sociais são oriundos apenas do homem. Errado, a responsabilidade é todos. Mulheres erram e acertam como nós, portanto não aceite ser tolhido por elas.
10) Ninguém pode mudar outra pessoa a não ser ela mesma. Não seja idiota de pensar que pode mudar o comportamento de alguém. Logo, não adianta ficar esperando que alguém apareça para mudar o que você é e transformá-lo em alguém melhor. Só você pode fazer isso. E pode começar hoje mesmo.

Nenhum comentário

Postar um comentário